Boa Páscoa, salve Kardec e ditadura nunca mais!

WhatsApp Image 2024-03-31 at 1.50.06 PM

Imagem de Jesus feita pela Inteligência Artificial, a partir do Sudário.

Por uma coincidência significativa, hoje, 31 de março de 2024, se encontram três datas. A comemoração da Páscoa cristã, os 155 anos da morte de Kardec e os 60 anos do Golpe militar no Brasil.

Podemos tecer alguma intersecção entre esses fatos? 

Acredito que sim. A Páscoa começa com a ceia final de despedida de Jesus com os amigos na quinta, passando pelo julgamento sumário, num conluio entre fariseus e romanos, seguido de tortura e bárbara execução na cruz e, no terceiro dia, sua aparição aos discípulos. Para os espíritas, não foi uma ressurreição do corpo, mas a materialização do Espírito, como prova da sua imortalidade.

Para muitos cristãos hoje, do campo progressista, tanto católicos, como protestantes e espíritas kardecistas, entende-se essa morte, muito mais do que seu simbolismo religioso de resgate dos pecados humanos pelo sangue de Jesus, como a perseguição a alguém que estava ao lado dos pobres, dos oprimidos, que representava uma ameaça ao poderio romano e judaico, pelo anúncio de um Reino de justiça, igualdade e fraternidade. 

Essa visão de entender Jesus por seu lado ético, de exemplo para a humanidade, de anúncio de um projeto do Reino, e não como um salvador, foi feita por Kardec, no século XIX, seguindo a tradição iluminista, que propunha religião como moralidade e não como instituição dogmática e hierarquizada. 

Ora, a visão do Cristo nessa perspectiva, que é a visão de uma teologia da Libertação, de um Herculano Pires no seu livro O Reino, que enfatiza sua postura humanista, acolhedora das dores humanas, de que participou, e propositiva de novas relações igualitárias e fraternas, contrasta radicalmente com todo o discurso da extrema direita, essa que prega ditaduras, torturas, opressões e morte – muitas vezes em nome do próprio Jesus.

E é de uma ditadura dessas que nos lembramos hoje contritos, tristes e indignados, promovida no Brasil por militares, empresários, elites, todos apoiados pelo império dos EUA. E é de uma ditadura dessas que nos livramos no dia 8 de janeiro de 23, por muita sorte, por algumas resistências, e também porque naquele momento, os EUA não tinham interesse político nisso e alguns de seus representantes mandaram recado que não iriam apoiar. 

Essa ditadura que o inominável, inelegível e futuro habitante da Papuda, louvou sempre na pessoa do abominável Ustra, que torturava mulheres grávidas e que o dito cujo mencionou elogiosamente no impeachment da Dilma – um golpe também, e esse muito bem apoiado pelos norte-americanos. Se nesse dia, como exigia a Lei, esse homem tivesse sido caçado e preso, por apologia à tortura, teríamos economizado muitas dores e lágrimas nos últimos anos. 

Nesses 60 anos de memória inapagável do Golpe de 64, o governo Lula impediu oficialmente as comemorações favoráveis a esse lamentável evento histórico – e fez muito bem – mas também recomendou um incômodo e inadmissível silêncio em atos oficiais para relembrar mortos políticos, muitos até hoje sem sepultamento, e todas as tragédias provocadas por uma violência brutal, principalmente nos chamados “anos de chumbo”. 

Infelizmente, voltando a Kardec, muitos espíritas, como de resto muitos católicos e protestantes, apoiaram tanto a ditadura de 1964, como a quase instalação de um golpe em 2023. Conservadores, defensores de violências políticas, em completa incoerência com o Mestre a quem pretendem seguir, estão presentes em todas as dominações. No caso dos espíritas, não estão apenas contrariando Jesus, que consideram também seu mestre, mas o próprio Kardec, que defendia a liberdade de pensamento, a fraternidade universal e a não violência.

De incoerência a traição dos princípios essenciais das grandes tradições espirituais é que são feitos também esses momentos tenebrosos de sufocamento da liberdade e da justiça e por isso mesmo não podemos esquecer a história, sempre uma grande mestra. Ditadura, nunca mais!


6 respostas para “Boa Páscoa, salve Kardec e ditadura nunca mais!

  • Nelson Sanches

    um texto histórico e contemporâneo !

    sem anistia para os torturadores

  • Rafael Harten

    Obg, Dora!!!

  • Maria Helena Marques

    É maravilhoso quando alguém se expressa com tanta eloquência e clareza como você. Boa Páscoa! Viva Kardec! Ditadura, nunca mais!

  • Blanca

    Prezada Dora Incontri,

    <

    div>Sinto-me feliz

  • JANILCE CORRÊA DE OLIVEIRA

    Bom dia Dora, professora querida. Concordo em gênero, número e grau com tudo que você expressou. É exatamente o que eu penso e não mudo uma vírgula. Você disse tudo que eu diria e isso me faz ter certeza de que estou do lado certo. É que infelizmente tenho pessoas da família que defendem o inominável. Eu espero sinceramente que ele seja preso e fique pra sempre fora da política. Me assusta imaginar que a ex primeira dama possa ser a sucessora desse legado de horror, por isso espero que ela também tenha os direitos cassados. Que pena que não vejo como extirpar esse mal pela raiz e afastar de vez e completamente, essa ameaça. Estamos juntas nessa luta. Somos resistência!

    Deus te abençoe querida Dora. Aceite um abraço carinhoso da sua sempre aluna, admiradora e amiga 

          Janilce ❤

       

Deixe um comentário