Este Blog

Jan Amos Comenius (1592-1670)

A internet é o espaço de maior liberdade no mundo contemporâneo. Ou talvez, o único espaço realmente livre. Mas também é um dos locais mais confusos e abarrotados. Uma polifonia de vozes dissonantes, muitas legítimas, militantes, edificantes; muitas roubadas da privacidade alheia, da legalidade, da ética. Como achar um lugar nesse turbilhão? Como fazer valer um espaço e encontrar interlocutores afins, que possam se servir da nossa contribuição e ao mesmo tempo interagir construtivamente conosco?

Resisti muito a lançar essa voz na web, mas vou fazer aqui uma tentativa sóbria de comunicação engajada, de opiniões que possam servir para alguém, de textos que possam semear ideais para um mundo melhor. Crítica, reflexão, poesia – é o que mais falta nessa nossa contemporaneidade. Tudo parece tão seco e vazio. Mas as pessoas estão sedentas e talvez esse blog possa ser uma gota no oceano da web, que mitigue alguma sede.

Comenius, um dos grandes inspiradores das propostas educacionais que trabalho, pretendia com seu lema de “ensinar tudo a todos” uma educação integral e universal – isto é, que atingisse o ser humano inteiro e que atingisse todos os seres humanos. Assim, em tudo o que fazemos para educar e melhorar a humanidade, temos de fazer com arte, sensibilidade, emoção, inteligência – para alcançar todos os aspectos do ser. E temos, ao mesmo tempo, de democratizar ao máximo essa ação pedagógica, para torná-la acessível a todos que puderem se sensibilizar com ela. Assim, esse blog pretende ser comeniano. Aliás, tudo o que se faz na internet pode ser eminentemente comeniano, porque já é naturalmente democrático e universal e pode se servir de todos os recursos para atingir o ser humano por inteiro.

Vamos experimentar!

Anúncios

29 respostas para “Este Blog

  • Léa Nascimento.

    Q benção sua atitude… pensar nos q “ñ” terão acesso as fontes q tens… Mananciais largos de cultura e informação para juntos crescermos… e dividir tudo com o mundo… Gratíssima! Léa.

  • carlossignei

    Não desista da sua empreitada,alguma luz tem que ser acesa,e quem tiver olhos de ver e coração puro de aceitar,que separe o mal do bom sem discriminação,pois o acesso a cultura é por si só discriminatória e não há como evoluir sem a educação que é a unica justiça real para o inicio de todo o resto.Sabemos,nem Jesus foi unanimidade,mas o trabalho tem que ser feito.Venceremos.

  • Teresinha Medeiros

    PARABÉNS PELA INICIATIVA E PELO BELÍSSIMO TRABALHO QUE ESSE BLOG REPRESENRA PARA A DOUTRINA ESPÍRITA, QUE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE!
    TERESINHA MEDEIROS

  • Lene

    Excelente o seu blog. Educação, música, poesia, Espiritualidade. Tudo para tornar um mundo melhor.Parabéns, pela iniciativa! Gosto muito do que você escreve, mas não conhecia suas poesias e confesso que adorei. Continue firme e forte e que a Espiritualidade Amiga esteja sempre a iluminar-lhe. Muita Paz!

  • Cristina

    Muy interesante su blog y más aún poder traducirlo al español!! Felicitaciones por la iniciativa y estaré en contacto para intercambiar opiniones sobre esta compleja tarea de educar. Coincido plenamente en la importancia de brindar conocimientos
    que alimenten al alma y ayuden a recorrer el camino de la vida con la convicción de la inmortalidad y evolución del espíritu.

  • Regina

    Dora adorei seu blog, Deus continue te abençoando. muita Luz

  • Gloria

    Dora,
    Parabéns pela iniciativa!!
    Gostei muito dos assuntos e da abordagem!!
    Vá em frente!!!
    beijo

  • Cristian Sardo

    Lindo blog!
    Parabéns e muito sucesso!

  • Tania Regina

    Muito interessante seu comentário sobre o filma Avatar.

  • Vera

    Adorei este texto.
    Festejo sua iniciativa.
    Obrigada
    Vera

  • Bia

    Dora, fiquei muito emocionada ao ler seus textos e comentários.
    Amiga, estamos sempre vibrando por você. Com certeza , sementes hão de germinar deste seu plantio aparentemente solitário.
    Muita Luz sempre em sua caminhada. Parabéns ! Lindo , lindo trabalho !
    Um abraço afetuoso..
    Bia.

  • Vital Cruvinel

    Você não vai se arrepender, Dora!

    Vida longa a seu blog!

    Abraço!

  • Aurinete

    Querida amiga Dora, parabéns pela atitude! é sempre motivo de alegria e enriquecedor ler seus textos e comentários.
    Plantar uma semente! É tempo!
    Se é tempo de luz,
    Se o saber é luz (para todos)
    Brilhe prá quem em ti chegar! Brilhe esse blog comeniano!
    Belíssimo trabalho! A semente está germinando e a árvore dará frutos, muitos
    frutos! Estamos sempre vibrando por você. Gratíssima por compartilhar conosco
    esse conhecimento.
    Deus lhe abeçoe. Paz, saúde e alegria.
    Um abraço carinhoso.
    Aurinete

  • Aurinete

    Querida amiga Dora, parabéns pela atitude! é sempre motivo de alegria e enriquecedor ler seus textos e comentários.
    Plantar uma semente! É tempo! Se é tempo de luz,
    Se o saber é luz (para todos)Brilhe prá quem em ti chegar! Brilhe esse blog comeniano!Belíssimo trabalho! A semente está germinando e a árvore dará frutos, muitos frutos! Estamos sempre vibrando por você. Gratíssima por compartilhar conoscoesse conhecimento.
    Deus lhe abeçoe. Paz, saúde e alegria.
    Um abraço carinhoso.
    Aurinete

  • Adilson Garbi

    Prezada Dora Incontri,

    Parabéns pela iniciativa e pelo excelente conteúdo.

    Muita Luz e Paz, sempre!

  • J.Burato

    Muito bom este blog. Parabenizo a autora não só pelos textos, mas também pelo bom gosto.

  • Diana Maria Ferreira da Silva

    Parabéns cara Dora pela lucidez. Um blog, com qualidade para fazer interlocuções de forma segura, limpa e com a certeza de estarmos realmente lendo matérias de qualidade.
    Abraço fraterno

  • joelma dutra mendes macedo

    Em 1998, tive a oportunidade de conhece-la pessoalmente na cidade de Passos-MG,na oportunidade,obtive um livro que você dedicou-me. Eu li algumas partes, ele ficou guardado por um tempo. Graduei-me em Letras e sou professora de Inglês, mas a vida nos surpreede, e ensino educação infantil, pela prefeitura de Salvador, e depois de 4 anos trabalhando em uma escola, mudo para uma outra que é mantida dentro de uma Fundação Espírita. De início, senti uma mistura de entusiasmo e medo,a clientela é extremamente carente, e necessita de muito. Mas o mais interessante, é que o livro que adquiri, há quase 14 anos atrás, é que tem me dado o suporte para tentar compreender a situação, e a maior lição até agora, é que a metodologia só funciona com o verdadeiro AMOR. Obrigada por tudo.
    Joelma Dutra Mendes Macedo.

  • Victor Bath Pereira Nunes Monteiro

    Olá Dora. Acompanho seu trabalho por todos os recursos disponíveis na internet: textos, vídeos, programas de rádio… Estive no I Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade e fiquei muito feliz com o que presenciei: visão plural do conhecimento e da espiritualidade, universalista, espiritualista, espírita, livre de sectarismo. Que Deus e os bons espíritos abençoem seu trabalho e ilumine o caminho da construção de um planeta escola. Um grande abraço,
    Victor Monteiro

  • Raimunda Neves de Almeida Couras

    Professora, sou admiradora de seu trabalho. É a primeira vez que visito seu blog e não quero perder a oportunidade de parabenizá-lo pela iniciativa e pelo conteúdo . Sou pesquisadora em Saúde e Espiritualidade com base nos ensinamentos espiritas, mas estou iniciando em educação, também,
    pelo respeito e admiração a Herculano Pires. Que Jesus o abençoe ! Um forte abraço.

    Neves Couras..

  • Jader Guterres Hoffmeister

    Cara professora Dora!
    Sou um grande admirador dos seus livros, pois a senhora escreve com uma didática que faz com que o leitor não se canse. Mas o que me leva a escrever à senhora, agora, é pedir sua autorização para que eu mostre em minha palestra (O Consolador Prometido – 59 slides) do Mês Espírita de uma sociedade da minha cidade, uma citação sua a respeito a respeito do Espiritismo que diz: “Introduzir um parâmetro de racionalidade e distanciar-se dos mistérios insondáveis que as religiões sempre mantiveram intactos e impenetráveis, sobretudo, o mistério da morte, é uma das grandes novidades do Espiritismo” E mais: mostro e recomendo no slide seguinte (nr.25) o seu livro “Para entender Allan Kardec”, que reputo como o melhor de todos os que li e que é um dos meus livros de cabeceira. Na expectativa do seu retorno, receba, além da minha admiração, um abraço muito fraterno e o desejo de muita saúde.
    Respeitosamente

    Jader Guterres Hoffmeister
    jadergh@hotmail.com
    Santa Maria/RS

  • Luzia Aparecida Gomes Lima e Silva

    Olá Dora…acabo de assistir sua palestra para reflexão de nós, no lar, na sociedade e dentro da casa espírita. Obrigada! Que DEUS possa auxiliar a cada um de nós nessa liberdade, educação e paz de nós mesmos. Um abraço amigo.!!!!! Muita luz!!!

  • Marcio L. Pines

    Olá Dora…sou professor de filosofia do ensino médio, de certa forma tenho que passar pela apostila do estado…a dificuldade que encontro é fazer com que os alunos tenham interesse em refletir sobre…

    Marcio L. Pines

  • Armando Petrelli

    Olá Dora.Li seu desabafo referente à pedagogia espírita e vejo que a sociedade ainda não compreendeu a importância do “homem”‘,pedagogo Kardec.Trouxe sim à doutrina um passamento organizado….Sou Kardecista ,moro em Curitiba,assíduo freqüentador da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas Leocadio Jose Correia.O espírito Leocadio nos ensina,assim como o irmão Antonio Grimm que o espiritismo precisa ensinar a pensar e a não o que pensar….Então vamos à luta!!Saiba que não estais só …..Abraço fraterno!!

  • Cléo Gomes

    O blog é maravilhoso e inspirador.

  • Marcus Vinícius da Paixão

    Queridíssima Dora Incontri,

    É com muito prazer que encontro o seu blog. Embora atrasado, não deixei de ler muitos dos seus escritos, temas instigantes, honestos, francos, como é característico de sua personalidade.

    Há algum tempo te acompanho através de seus livros, youtube, internet. Te admiro pelo seu vasto conhecimento e pelo trato dos assuntos, de forma clara, lógica, firme e verdadeira.

    Haverá sempre uma alegria em poder entrar em seu blog e desfrutar de assuntos relevantes como: vida e tudo que a ela se relaciona, sua dinâmica, o existir, o saber, o conhecimento, a espiritualidade, a educação, dando-me dimensão de minha ignorância e, ao mesmo tempo, motivando meu estudo.

    Faço votos de vida longa ao seu blog para desfruto de todos nós. Agradeço por dividir conosco o seu saber, que, através desta ferramenta, proporciona ao mundo luzes para o pensar melhor.

    Muita Paz,

  • André Uchôa

    Sempre senti falta de vida inteligente na web. Me sentia numa ilha deserta. Espero compartilhar coisas boas com pessoas interessantes aqui. parabéns

  • Florêncio Ferreira Mota Filho

    Perfeito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: