Diário da mama 4 – Anúncio do Calvário

Edouard-manet-blond-woman-with-bare-breasts

Será excessivo chamar de calvário a previsão de 5 meses de quimioterapia, depois cirurgia e depois rádio? Sei que há muita gente que passa por calvários mais longos, mais torturantes e que parecem sem fim, mas para mim, esse prenúncio me fez tremer nas bases. Assim foi a orientação da equipe do AC Camargo, depois da análise do meu caso.

Nessa semana, passei longas horas no hospital, entre consultas, exames e orientações. Saí carregada de papeis, com um calendário cheio para os próximos dois meses, não só para as aplicações de químio, mas também para profissionais da equipe multidisciplinar: nutricionista, psicólogo (apesar de já estar fazendo terapia por conta própria), endócrino, a enfermagem que acompanha a químio… tudo muito organizado, assertivo, acolhedor.

Mas também desanimador. Quando lemos e ouvimos sobre os efeitos colaterais da droga, agressiva, avassaladora, que vai fazer cair o cabelo, descamar a pele, abaixar a imunidade, que pode mexer com o intestino e o estômago, que pode causar neuropatia e até atacar o coração… meu Jesus Cristinho, é muito veneno sendo injetado em nosso corpo! E não há alternativa, à esperança de que esse ataque diminua o tumor e a operação possa ser menos invasiva e causar menos danos.

Mas o chão parece faltar. Racionalmente sabemos que nem todos os efeitos estarão presentes, que cada pessoa é uma pessoa (embora eu tenha o fator complicador da diabete), mas sempre nos perguntamos: e se eu for aquela pequena parte da estatística que teve a sequela mais grave?

E o chão parece faltar também em relação ao trabalho: será que darei conta de me cuidar, de descansar, de realizar tudo o que é inadiável e necessário para a minha sobrevivência?

Então é a hora da entrega, da confiança, da oração e do colo dos que nos amam. A onda de desânimo vem e depois se esvai. Vamos enfrentar no plural, porque tenho muita gente comigo, desse lado e do outro lado da vida.

O calvário se inicia dia 26 de maio e se até Jesus disse do Horto: “Pai, afasta de mim esse cálice, mas faça-se a tua vontade e não a minha”, então também posso me mostrar hesitante e vulnerável, lembrando que Ele está comigo e que milhões de mulheres, como eu, já passaram ou estão passando por isso… Estamos juntas.

Um instante

Um trecho da estrada escureceu

E assombra-me que a lua se escondeu.

Parece que a poesia se faz rala

E uma nesga de fel me avassala…

Que será que Deus quer comigo

Nesse instante fugaz de desabrigo?

Que há de certo num poema

Que na garganta se entala?

Fecho os olhos, respiro,

Procuro no alto da montanha

Um fôlego, um retiro

Que me acuda nessa dor tamanha…

E aí estás, coração divino,

Em que doce, me reclino…

Coração que se espraia no universo inteiro

Que é sólido, fagueiro,

Infinito luzeiro

Para inundar de paz

O minuto passageiro…


24 respostas para “Diário da mama 4 – Anúncio do Calvário

  • Vera Lucia da Silva

    Fiz mastectomia radical em outubro de 1991. Naquela época, para fazer reconstrução mamária pagava-se uma verdadeira fortuna, e nem eu, e nem a minha família tínhamos essa “fortuna”. Também podia tentar diminuir o nódulo, e depois retirar a mama. Mas, o médico optou, com o meu consentimento, que fosse feita a mastectomia radical e depois a quimioterapia para inibir qualquer “restinho” que tivesse ficado. Nunca fiz reconstrução mamária, até hoje. Em 1991, eu tinha 36 anos. Hoje vejo minhas fotos daquela época, e avalio o quanto eu era bonita. A recuperação psicológica é mais dolorida do que a cirurgia em si. Por conta da mastectomia sofri situações constrangedoras e desagradáveis, mas estamos aqui. Esse ano completo 31 anos de sobrevida. O médico acertou quando resolveu fazer a mastectomia. Hoje eu sei. Realmente, não é fácil. Muita luz na sua vida! Muita força! Muita energia positiva! Deus lhe abençoe!

  • Jorge Leite de Oliveira

    Orei por você, querida irmã espírita, e continuarei orando. Deus lhe dê forças e que os médicos espirituais da equipe de Jesus subsidiem com suas vibrações curativas seu organismo.

  • Luiz Carlos Altieri

    Oi Dora. Como você disse ser devota de Maria, tenho fé que ela estenderá seu manto e te acolherá com muita luz e muita força. Um abraço muito forte.

    • Chalini Fante

      Dora, estaremos aqui, segurando sua mão, juntas em espírito na luta que agora se inicia. Força! Paz e muito amor a envolvam sempre!

  • Luciana Thesin

    Dora,
    De certa sua fé e sua dor podem ajudar outras pessoas que vivenciam situações semelhantes e também as que, como eu, sentem suas emoções mesmo sem conhecer a dor física dessa maneira (e todos vivemos dores! Cabe a cada um reagir da forma como prefere).
    Agradeço por compartilhar e ainda nos brindar com a poesia, tão verdadeira !

  • Luis Antonio da Silva Souza

    Prezada Dora, tenho certeza de que por mais difícil que seja a jornada você sempre estará amparada pelos bons amigos (do plano espiritual e da terra). À distância envio vibrações de paz e as minhas preces e um abraço fraterno.

    Luís

    Enviado do meu iPhone

    >

  • Cassandra Barros Correia de Moura

    Dora, belo e genuíno depoimento.
    Tudo vai dar certo.
    Faça uma alimentação rica em orgânicos, vegetais, antioxidantes, muita água.
    Muito amor.

  • salomojacobbenchaya

    Vai dar tudo certo, amiga!

  • Regina Lucia Starnini

    Força Dora…a tempestade tbem passa…Momentos dolorosos…difíceis…de algum jeito vão passar….A dor… . a dificuldade …. vêm para nos lembrar da nossa humanidade . ,da nossa . fragilidade finitude….ainda não somos anjos …apenas ses humanos frágeis.. Se nós é dado pedir…”Dá Senhor a essa nossa irmã de caminhada, a força necessária e o conforto da fé ‘..

  • bethfantatoBeth Fantato

    Querida Dora.
    Sua dor se acalma em sua maravilhosa compreensão da vida em dois planos. E suas reflexões sobre esse momento fortalecem outras pessoas e acalmam outras dores, e retornam a você em gratidão e luz. Jesus a abençoe.

  • Geter Elias

    Muita força desconhecida amiga Dora.
    Que a Espiritualidade lhe traga a coragem necessária nessa hora difícil e seja conduzido para a superação.
    Precisamos de você por aqui.

  • Angela Sales

    Muita saúde! Vibrando em preces para o melhor se faça! Bjs

  • Selma Ramos Recife-PE

    Dora querida, não a conheço pessoalmente mas já acompanho seu trabalho na ABPE faz tempo. Estamos todos juntos nesta estrada, os percalços e dores são inevitáveis, pois neste mundo ainda constitue nossos aprendizados. Rogo que a LUZ DIVINA te fortaleça e conforte, pois te trará a Paz necessária pra atravessar esta tuburlência passageira. Oro a Deus e a Jesus, nosso amado irmão, que te dê força e fé em todos os momentos da tua jornada. Paz e Luz!! Tamojuntos!!!

  • Aurea Lucia

    Oi querida Dora! Que o nosso amado mestre Jesus e nossa mãe Maria te proteja e ilumine toda a equipe médica que vai cuidar de você. Receba meu abraço e a certeza que estarei na torcida que tudo se resolva da melhor forma possível 🙏🙏😘

  • María Luiza Sampaio Banduk

    Dora, querida!
    Como é difícil essa jornada!
    Mas você sairá dela fortalecida, tenho certeza.
    Estou bem próximo do Hospital, se puder te ajudar.
    Um grande abraço
    María Luiza

  • DEOLINDA EMILIA FERREIRA SANTANA

    Oro por você, sua vulnerabilidade mostra o quanto você é forte. Vivo esse momento com minha de 31 anos que está tratando de ca. Tudo passa. E vamos que vamos.

  • Eliana

    Querida
    ” Um dia de cada vez” – por um problema semelhante ao seu, as mulheres mais jovens da minha família tatuaram esta frase, numa espécie de pacto, em função da minha irmã;
    ” Segura na mão de Deus e vai!”.
    Fé: você se preparou, antes desta vida, para a tal dificuldade. Acredite em si mesma!
    Meu carinho

  • Helder Assunção

    Dora desejo que você consiga ter serenidade, tranquilidade e confiança.
    Meu pai fez quimio e não teve nenhuma reação.
    Grande abraço.

    Helder

  • Divina Silva

    Vibrando para você seguir com coragem e fé!🤲🏾
    Não tenho ideia do que você sente, e nem sei quais palavras poderiam levar alento ao seu coração.
    Assim, envio muito carinho…🥰

  • Luziete Maria da Silva Dal Poggetto

    Querida Dora, sem palavras e com o coração com intenso amor por você como ser humano e por toda obra que realiza no processo educacional e formativo humano vibro e me coloco a disposição para esse afago, esse abraço e companhia.
    Sempre em vibração por você e todos que passam por episódio semelhante🙏Com a certeza que a fé em Deus e no plano espiritual nós fortalecerá sempre🙌

  • adrianajaegersantos

    Força, sabedoria, tranquilidade! Que os amigos espirituais encham sua alma desses atributos e possa seguir confiante tua jornada na carne! Bom ânimo é um desafio para nossas almas, mas sempre compensador. Te amo e és muito amada por muitos por ser quem és!! Tudo passa.

  • Americo Nunes Filho

    Querida companheira Dora: Que o Mestre Jesus lhe abençoe os seus passos, sabendo que ele está sempre presente. Minha esposa passou por tudo isso que a medicina dispõe e já passaram mais de 10 anos e ela está muito bem. Fez mastectomia radical nas duas mamas. Se está surgindo a sua frente um calvário, vc sabe que ele, o nosso Mestre, passou pelo madeiro e ali ele se encontrava para ajudar com o seu testemunho a todos que passam também pela atribulação. Aproveite a chance de ajudar com suas palavras de estímulo aos que estão carregando igualmente a cruz. Ajudando o próximo, nossas dores e aflições são atenuadas. Fica tranquila que vc vai sair muito bem dessa prova, mais vigorosa e bem mais humana. O que precisar, pode contar com minha ajuda e de minha esposa. Têm momentos que há necessidade de termos à disposição um ombro amigo. Desejo de coração, com muita afetividade, os mais vibrantes votos de paz e saúde. Do companheiro de lides espíritas, Americo Domingos Nunes Filho.

  • Edinalda

    Querida Dora, que os amigos espirituais e seu Guardião estejam a seu lado, lurificando todas as horas de seu tratamento, pacificando dores, fortalecendo sua tão bonita coragem! Fé! Esperança em Maria para ouvir muitos bem- te- vis! Abraço fraterno!

  • Alex

    Querida Dora, receba o nosso carinho e o nosso amor para o amparo neste momento e para sua boa recuperação pelas mãos do Nosso Mestre e Senhor Jesus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: