17 de junho de 2013, o dia em que o Gigante acordou

bandeira-brasil-620x310

 

Num momento em que explodem as insatisfações seculares de um povo, que já não aguenta mais o cinismo das classes dominantes, apenas podemos manifestar melhor nossa adesão, através de um poema, que grite na internet, como nas ruas está gritando o povo!

Não são os vinte centavos
Que movem as multidões
E assombram nosso congresso
e assolam os corações!
 
São séculos de opressão
Inesgotáveis impostos
Corrupção sem fronteiras
E cínicos sempre a postos!
 
É nosso trabalho escravo
Sustentado vis Sarneys
É nossa descrença crônica
Na equidade das leis!
 
São as crianças nas ruas
São hospitais em pedaços
São escolas depredadas
E os políticos devassos!
 
Não é um partido ou outro
É uma casta que domina
Desde o Império à República
E nossa esperança mina!
 
O povo se movimenta
Nas ruas embandeiradas
E nasce em nós a centelha
De esperanças tão guardadas!
 
Esperanças de um Brasil
De justiça repartida
De igualdade verdadeira
E de infância protegida!
 
Não são os vinte centavos
Que movem as multidões
Mas é a esperança escondida
Que agita nossas visões!
 
A medida derramou
O gigante se mexeu
Façamos a nossa parte
Eles, nós, vocês e eu!

16 respostas para “17 de junho de 2013, o dia em que o Gigante acordou

  • Deise Toledo Carrijo

    MARAVILHOSO! Sua sensibilidade me emociona. Beijos.
    Deise

  • Isabel cristina Fonseca

    Dora parabéns, simplesmente linda. Estou sinceramente emocionada com esse 17 de junho de 2013 em nosso Brasil. Vamos dormir hoje de alma “lavada”.

  • Fidelis Rabelo

    O gigante está acordando tarde. Só espero que com isso faça muitos jovens dormi para sempre! cuidado Brasil! com o que está fazendo com nossa juventude, O FUTURO DO BRASIL!!!

  • Fidelis Rabelo

    A frase está incorreta quando digo: Só espero que com isso faça muitos jovens dormi para sempre! o correto é: que “NÃO FAÇA MUITOS JOVENS DORMIR PARA SEMPRE!”

  • Luzia Helena Juliatti Valle

    Obrigada, Dora, por essas palavras sábias! Precisamos de estímulos bons, que nos enobreçam a vida, a luta por uma sociedade melhor. Não posso estar bem se os que estão ao meu redor sofrem injustiças. A palavra também é ação e tem poder. A palavra que incentiva o bem é mais poderosa, pois conta com o apoio dos espíritos superiores, que trabalham na seara do Cristo. Paz e luz para você!

  • marcoafrezende

    COMO SEMPRE DORA , VC COLOCA NO PAPEL DE FORMA MUITO CLARA UMA ANÁLISE BEM VERDADEIRA DO QUE ESTÁ ACONTECENDO . NINGÉM É MALUCO DE TER ACORDADO E SEM SABER DE NADA , DECIDIU IR PARA A RUA E VER QUE MILHARES DE PESSOAS TIVERAM A MESMA IDÉIA…ISSO É , SIM, FRUTO DE MUITO TEMPO SEM RESPOSTA E MOSTRA PARA ESSES CARAS QUE O BURACO É MAIS EMBAIXO E A SAIA DA BAIANA TEM MAIS RODA . SEM DÚVIDA PODEMOS COLOCAR A DATA 17 DE JUNHO DE 2013 NA HISTÓRIA….

  • Neusa Maria

    Muito bem colocado, Dora! …”Nossas terras têm grandezas, onde pulsam corações, que clamam por melhorias!!!

  • edejalma de souza

    O que esperar de uma cabecinha igual a essa, vou tentar fazer desses versos uma música.

  • ana lucia ferreira ribeiro da silva

    Acho que a reinvidicação pacífica é o melhor metodo para mostrar a insatisfação que muito afeta a todos nós. Chega de impunidade. Mas, algo me aflige o coração: VANDALISMO, QUEBRA QUEBRA, DESTRUIÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO. Façamos passeata, sentemos nas calçadas e avenidas – façamos nossos cartazes e banners – mas sem violência e destruição. Com isso eu não concordo.

  • Maria De Lourdes Attina

    Dora Incontri, grande Educadora de ALMAS…

  • Rosangela Andrade Angela

    Estamos, todos juntos, fazendo um BRASIL, MELHOR!!!
    PÁTRIA MÃE, ONDE SEUS FILHOS, NÃO FOGE À LUTA.

  • wilson dos Santos Gomes

    Esse belíssimo poema resume de uma forma brilhante a verdadeira causa dos sofrimentos não só do povo Brasileiro mas também de todos os povos que estão sob o jugo desse sistema capitalista que provoca todas as injustiças do mundo

  • Carolina Arzua

    Perfeito, obrigada!

  • Airton Barros

    Sra. Dora,
    Não se engane, pois o gigante não acordou, ele apenas está irritado pelo simples ato de errar continuamente sem saber o motivo dos seus erros.
    Não nos esqueçamos que a mesma classe dominante que hoje impõe suas decisões politicas sobre uma suposta classe dominada, são aqueles que há 40 anos atrás, não tinham o poder financeiro nas mãos e gritavam por mudanças contra o golpe militar de 1964. O que realmente acontece é que o Vazio Existencial está tomando proporções gigantescas dentro do inconsciente coletivo e esta agonia faz com que de vez em quando nos irritemos. Note que dentro das manifestações existem grupos isolados com interesses diferenciados é tanto que alguns grupos que tem peso relevante na questão, já declararam que não participam mais dos protestos, e acrescento que todos os políticos que estão no poder, seja em Brasília ou em cada cidade, estão, porque foram colocados lá por todos esses que estão reclamando nas ruas, ou seja, desconhecem o verdadeira sentido da Ética e da Moral, votam por seus interesses individuais e quando aqueles que eles votaram para atender seus interesses não atendem seus anseios econômicos, se irritam e extravasam. Sei que nestas manifestações, existem pessoas com intenções puras, mas que a maioria é culpada pelo lixo moral, ético e cultural que hoje impera em todas as atividades humanas da sociedade brasileira e como diz o ditado, “Cada povo tem os mandatários que merecem”. O gigante só vai acordar quando cada universidade brasileira se espelhar neste seu texto “A Filosofia que não filosofa”, ai sim, o Gigante acorda.
    Airton Barros

  • Glauco

    Adorei e compartilhei no facebook.

Deixe um comentário